Logo ASBAI

Revista oficial da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia ASBAI
Revista oficial da Sociedad Latinoamericana de Alergia, Asma e Inmunología SLaai

Brazilian Journal of Allergy and Immunology (BJAI)

Resultado da Busca

A busca para o autor ou co-autor encontrou: 9 resultado(s)


Alergia a sulfas

Sulfonamide allergy

Mario Geller; Maria F. Malaman; Maria L. Chavarria; Antônio A.Motta; Ataualpa P. Reis; Luis Felipe C Ensina

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2008;31(3):102-107

PDF Português

Controle ambiental nas doenças alérgicas: prós e contras

Environmental control in allergic diseases what is yes and what is not

Ataualpa P. Reis

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 1998;21(4):112-121

PDF Português

Doença das pequenas vias aéreas na asma: revisão

Small airways disease in asthma: a review

Ataualpa P. Reis1; Alvaro A. Cruz2

Braz J Allergy Immunol. 2013;1(6):313-318

Resumo PDF Português

Recentes evidências demonstram que anormalidades nas pequenas vias aéreas contribuem para a expressao clínica da asma. O conceito de que a asma é doença das grandes vias aéreas tem mudado bastante, e esta revisao enfoca os conhecimentos recentes do papel das pequenas vias aéreas. Existem várias técnicas pouco invasivas, incluindo medidas de fluxo aéreo, estimativas do aprisionamento de ar nos pulmoes, dosagem do óxido nítrico alveolar (NO), impedância respiratória, técnicas de imagem e nariz eletrônico que podem estudar e avaliar as pequenas vias aéreas. Há considerável quantidade de evidência de que partículas extrafinas utilizadas em aerossóis para tratamento de asma terao maior chance de se depositar nas vias distais e podem melhorar a funçao destas pequenas vias aéreas, mais do que as comparativas formulaçoes com partículas maiores de aerossol. Esta revisao incluiu artigos originais, revisoes e consensos indexados nos bancos de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SCIELO e publicaçoes on line nos últimos 20 anos, e pretende apresentar o conhecimento atual da importância das pequenas vias aéreas e a influência que tratamentos visando estas vias podem ter na asma.

Descritores: Asma, pequenas vias aéreas, corticosteroides inalados, tratamento da asma.

Efeito do controle ambiental e corticosteróide nasal em pacientes com rinite alérgica persistente

Effect of allergen avoidance and nasal topical corticosteroid in patients with persistent allergic rhinitis

Ataualpa P. Reis1; Luciana Reis2; José Augusto N. Machado3; Federico Montealegre4

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2006;29(5):201-209

PDF Português

Efeitos do tratamento com corticosteróide nasal e controle do ambiente em crianças com rinite alérgica e asma

Effect of nasal topical corticosteroid and allergen avoidance in children with allergic rhinitis and bronchial asthma

Ataualpa P. Reis1; Luciana Reis2; José Augusto N. Machado3

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2008;31(6):237-243

PDF Português

Epigenética da asma: revisão

Epigenetics of asthma: a review

Ataualpa P. Reis

Braz J Allergy Immunol. 2015;3(1):13-18

Resumo PDF Português

O tratamento atual da asma permite controlar os sintomas, mas nao modifica a sua história natural. Mecanismos epigenéticos aumentaram muito nosso conhecimento do início e progressao da asma, e novas estratégias de tratamento serao desenvolvidas para esta geraçao e para prevençao de asma de geraçoes futuras. O campo certamente avançou muito nos últimos anos. O objetivo deste trabalho foi fazer uma revisao de estudos experimentais e clínicos publicados nos últimos anos. As fontes de dados incluiram artigos originais, revisoes e publicaçoes concernentes indexados nos bancos de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO e publicaçoes on line nos últimos 20 anos. Os resultados da presente revisao mostraram que marcadores epigenéticos (metilaçao do DNA, modificaçoes das histonas e síntese de RNAs nao codificadores) trabalham em concerto com outros componentes do mecanismo regulador celular para controlar a expressao de genes. Alteraçoes nestes marcadores epigenéticos estao associadas com exposiçoes relevantes para a asma, particularmente dieta, poluiçao atmosférica, endotoxinas, alérgenos ambientais e fumaça de cigarro, assim como com fenótipos de asma. Por outro lado, estudos estao começando a decifrar o papel da regulaçao epigenética da expressao dos genes associados ao desenvolvimento de asma alérgica. Em conclusao, avanços tecnológicos recentes têm tornado possível o estudo de marcadores epigenéticos nos pulmoes, e está sendo antecipado que este conhecimento vai melhorar a compreensao da biologia dinâmica nos pulmoes e que levará ao desenvolvimento de novos meios de diagnóstico e tratamento para pacientes com asma.

Descritores: Asma, epigenética, fatores ambientais, doenças alérgicas.

Imunoterapia precoce. Considerações e Ponto de Vista.

Ataualpa P. Reis

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 1997;20(6):-

PDF Português

Intervenção precoce nas doenças alérgicas

Early intervention in allergic diseases

Ataualpa P. Reis

Rev. bras. alerg. imunolpatol. 2003;26(6):226-232

PDF Português

MicroRNAs: papel no diagnóstico e tratamento da asma

MicroRNAs: role in the diagnosis and treatment of asthma

Ataualpa P. Reis, MD, PhD; Karla Fernandes, PhD; Fernanda Sarquis Jehee, BSc, PhD

Braz J Allergy Immunol. 2015;3(3):86-92

Resumo PDF Português

A asma é reconhecida como uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e que tem como características a hiper-reatividade das vias aéreas, a hipersecreçao de muco e a obstruçao ao fluxo aéreo, resultando em sintomas de gravidade variável. Na maior parte dos casos, a asma está associada a processo inflamatório crônico mediado por padrao tipo 2 da resposta imune, que pode ser induzido ou aumentado por alérgenos ambientais, irritantes primários, exercício, infecçoes do trato respiratório e comorbidades. Alteraçoes epigenéticas sao reconhecidas como participantes do início e/ou da manutençao da resposta tipo 2. MicroRNAs (miRNAs) sao reguladores da expressao gênica e têm papel importante na patogênese da asma. Sua caracterizaçao na circulaçao sanguínea pode prover uma ferramenta de alta especificidade e sensibilidade no diagnóstico da asma. Seu papel em regular a expressao de genes por mecanismos pós-transcricionais através de interaçao com RNAs mensageiros (mRNA) pode oferecer o potencial de constituir uma nova modalidade terapêutica desta doença. A presente revisao incluiu artigos originais, revisoes e consensos indexados nos bancos de dados PubMed, MEDLINE, LILACS, SciELO e publicaçoes on line nos últimos 10 anos, e pretende apresentar o conhecimento atual da importância dos microRNAs no diagnóstico e tratamento da asma.

Descritores: Asma, microRNA, diagnóstico e tratamento da asma.

2024 Associação Brasileira de Alergia e Imunologia

Rua Domingos de Morais, 2187 - 3° andar - Salas 315-317 - Vila Mariana - CEP 04035-000 - São Paulo, SP - Brasil - Fone: (11) 5575.6888

GN1 - Sistemas e Publicações